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A maioria dos especialistas em SEO tendem a se concentrar na escrita de conteúdo, planejamento de palavras-chave, meta tags e criação de links. Embora estes sejam, sem dúvida, aspectos importantes de uma boa campanha de SEO (o Google admite que os links de conteúdo e qualidade são as principais métricas no ranking do site), a aplicação de uma estratégia de design inteligente também aumentará o ranking de pesquisa do seu site.
Para resultados ótimos, uma colaboração de melhores práticas de SEO e design web inteligente irá complementar o desempenho geral do seu site.
Um algoritmo chamado RankBrain
Em outubro de 2015, o Google anunciou seu novo algoritmo conhecido como RankBrain. O programa foi criado para enfrentar cerca de 15% de consultas exclusivas no mecanismo de pesquisa.
RankBrain é um algoritmo de aprendizagem em máquina que ajusta as funções de outros algoritmos com o tempo, para organizar um sistema de pedidos mais eficaz. Ele também identifica e grava as palavras-chave relevantes de consultas e longas perguntas para entender cada consulta do Google e respondê-las com a maior precisão possível.
Simplificando, RankBrain é uma IA. Considerando as recentes aquisições da Google de empresas especializadas em tecnologia de Inteligência Artificial, podemos inferir apenas que o gigante da pesquisa está ajustando suas capacidades de pesquisa. RankBrain é atualmente o terceiro fator de classificação para a pesquisa do Google.
Por que isso é importante? Todo webmaster quer que seu site permaneça relevante para SEO, independentemente de novas atualizações. Uma vez que o RankBrain atualiza-se de forma regular e secreta (é uma AI), significa que os proprietários da web podem acordar a qualquer momento para encontrar seu ranking de pesquisa do Google em desordem. A solução? Sempre fique no lado bom da “lei” com excelente SEO e design web inteligente.
A importância de ter um webdesign responsivo (site feito para celulares e dispotivos móveis)
Está começando a parecer um disco quebrado, mas nunca podemos dizer demais. Ter um site móvel responsivo é fundamental para o sucesso de SEO.
Por padrão, o Google determina se um site é compatível com dispositivos móveis ou não e aumenta sua visibilidade nos motores de busca para usuários móveis. Isso não deve ser uma surpresa, porque o Google anunciou há alguns anos que a pesquisa móvel havia excedido a pesquisa de desktop em 60%.
Recentemente, o Google também afirmou que seria priorizar sites com uma configuração de design móvel primeiro. Isso significa que todos os sites, seja em uma área de trabalho ou móvel, serão classificados com base em qualidades de pesquisa móvel.
Então, se você tiver um site que tenha uma experiência de usuário excelente na área de trabalho, mas um UX móvel fraco, você será classificado (para pesquisa em desktop e mobile) com base no pobre UX móvel. Portanto, é imperativo levar a experiência móvel dos seus clientes tão a sério quanto a UX de desktop.
O tempo de permanência do seu site móvel é bom o suficiente? Quão alta (ou baixa) é a taxa de rejeição? Estas são métricas que você quer ajustar em seu site. Deve ser 100% móvel responsivo.
Quais outras métricas o Google olha?
Além das medidas indiretas de tempo de permanência e taxa de rejeição, o Google também avalia diferentes aspectos do design web que afetam seu SEO diretamente.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Backlinko, onde analisaram mais de 1 milhão de resultados de pesquisa, descobriu-se que o conteúdo com pelo menos uma imagem ultrapassava aqueles sem qualquer imagem.
Velocidade do site
O Google é uma questão de qualidade UX para o usuário da web, portanto, se o seu site for lento, espere que seja penalizado. No entanto, quanto mais rápido for seu site, melhor será o UX e o SEO serão aprimorados.
Existem várias maneiras de verificar o desempenho da velocidade do seu site, incluindo sites gratuitos como GTMetrix e Pingdom.
Você pode aumentar sua velocidade na web por:
- Redimensionando as imagens antes de carregá-las em seu site. As chances são de que eles são muito grandes e, portanto, causam um atraso na recuperação do arquivo. Muitos sites usam CSS e html para otimizar imagens.
- O que isso significa é que um 1000px por 1000px pode aparecer como 300px por 300PX. Ao redimensioná-lo, você melhorará significativamente a velocidade.
- Comprimir os arquivos e imagens do CSS
- Eliminar qualquer código irrelevante
- Cuidado com a inundação do seu site com anúncios. É verdade que muitos sites precisam dos anúncios para gerar receita, mas se o seu site for muito lento, a idéia dos anúncios gráficos será contraproducente. Menos visitantes, pouca receita.
- Considere atualizar seu plano de hospedagem ou mudar para um host mais rápido.
A destruição de sites flash
Se você ainda estiver usando flash no seu web design, provavelmente ainda está em 2003. O Flash não é mais compatível com dispositivos iOS e os bots de pesquisa do Google acham quase impossível indexar. Você é melhor descartá-lo completamente.
Brian Barber, designer sênior da Infintech Designs, sugere alternativas melhores como HTML5 JavaScripts ou GIFs animados. “Eles funcionam tão bons, se não muito melhor. O que mais? Eles são facilmente compatíveis com os principais sistemas operacionais e podem ser indexados pelos rastreadores web do Google “, diz ele.
Um formato de link fácil de usar
Da mesma forma, backlinks de sites externos influenciam o desempenho de SEO, os links internos do seu site também são relevantes. Especialmente links do menu principal ou menu inferior.
Não considere suas principais páginas de destino como recursos diferentes com apenas relevância em SEO. Em vez disso, adicione-os ao modelo geral para o seu site para que todas as páginas do seu site liguem de volta às principais páginas de destino.
De acordo com as diretrizes do usuário do Google, os revisores devem classificar os sites com links para uma página “Sobre nós” e “Fale conosco” muito altamente. Especialmente se eles são claramente visíveis.
Organizar seu SEO
Sempre haverá aspectos de um site que são essenciais para SEO ao projetar um. Portanto, é importante certificar-se de adicionar elementos críticos como:
- Um menu principal
- Um título h1 em todas as páginas (este é o título visível da página principal)
- Um design flexível o suficiente para que os escritores de conteúdo escrevam tanta cópia como desejam em cada página
- Links de rodapé
- Outros blocos ou opções necessárias para a navegação que você deseja
- Se você é um designer ou um especialista em SEO, assegure-se de nunca desenvolver uma dessas entidades da web sem integrar a outra. Quanto mais cedo você começar a capitalizar este princípio, seu site se tornará melhor para isso.
A Pesquisa do Google vai ficar mais inteligente, assim como o RankBrain, é ideal que estamos preparados para qualquer surpresa.