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18 de maio de 2021Sabe como usar o WhatsApp?
Essas dicas e truques o ajudarão a fornecer excelente atendimento ao cliente utilizando o Whatsapp para empresas e a lançar campanhas de marketing inovadoras por meio da maior plataforma de mensagens do mundo. O WhatsApp é mundialmente grande.
É o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês em 180 países. Obviamente, as empresas estão lutando umas sobre as outras para alcançar esse enorme público.
Não é tão fácil quanto você pode pensar, afinal, o WhatsApp para empresas atualmente não veicula anúncios e seu sistema de mensagens criptografadas significa que a segmentação seria muito limitada de qualquer maneira.
Além disso, os usuários do WhatsApp Business precisam pagar por cada mensagem enviada, a menos que os clientes as enviem primeiro. Ultimamente, porém, empresas inteligentes têm descoberto maneiras eficazes de alcançar clientes no WhatsApp para empresas.
O aplicativo de mensagens provou ser muito útil para atendimento ao cliente, comunicações individuais e até mesmo campanhas de marketing não convencionais. Ainda assim, o custo por mensagem e os recursos limitados de publicidade deixaram algumas empresas inseguras se ter uma presença no WhatsApp vale seu tempo e dinheiro. Bem, temos novidades para eles: é.
Por que usar o WhatsApp para empresas no seu negócio?
Logo de cara, o tamanho do público do WhatsApp o torna atraente para os profissionais de marketing. Isso é especialmente verdadeiro se sua empresa estiver presente em países como o Brasil ou a Índia, que têm 120 milhões e 300 milhões de usuários ativos, respectivamente.
Na UE, o WhatsApp também tem uma incrível penetração de mercado – 85% dos proprietários de smartphones holandeses usam o aplicativo junto com 85% dos espanhóis e 84% dos italianos. Mesmo nos Estados Unidos, onde o WhatsApp tem uma presença relativamente pequena, ainda existem mais de 23 milhões de usuários ativos.
WhatsApp Business: como usar o WhatsApp para pequenas empresas ou para empresas
Se você estiver usando o WhatsApp para fins comerciais, não faz sentido fazê-lo por meio de uma conta privada. Você corre o risco de perder o acesso à conta e perder toneladas de recursos úteis.
Para as pequenas empresas, o WhatsApp tem uma solução: o WhatsApp Business. Este aplicativo está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado como uma plataforma online chamada WhatsApp Web, que você pode usar no navegador se já tiver uma conta comercial configurada para sua empresa.
O WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para empresas menores que desejam organizar sua presença no WhatsApp. É grátis para usar, mas um pouco mais limitado em seus recursos do que a API do WhatsApp Business.
Quais são os recursos do WhatsApp Business?
Perfil da empresa: você pode criar um perfil visível publicamente com informações sobre sua empresa, incluindo endereço de e-mail, localização, descrição, URL, horário de funcionamento, logotipo e muito mais.
WhatsApp Business Statistics: você pode ver relatórios analíticos básicos sobre a atividade de sua conta, como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Rótulos: você pode adicionar rótulos personalizados com códigos de cores a bate-papos ativos com clientes para mantê-los organizados.
Saudações: você pode configurar uma mensagem de saudação padrão para clientes que iniciam bate-papos com sua empresa.
Mensagens de ausência: você pode predefinir mensagens para enviar aos clientes quando não estiver on-line.
Respostas rápidas: você pode salvar respostas usadas com frequência para enviar rapidamente digitando comandos curtos começando com “/”. Por exemplo, se você salvar uma resposta rápida informando seu endereço aos clientes, poderá digitar “/ endereço” para enviar automaticamente uma mensagem pré-escrita como “Obrigado por perguntar! Nosso endereço é 123 Main Street.”
O aplicativo WhatsApp Business definitivamente torna as coisas mais fáceis para pequenas marcas. Ele torna as informações comerciais mais prontamente disponíveis para os clientes e ajuda a classificar os bate-papos ativos. Além disso, possui alguns recursos de resposta automática e modelos de resposta suficientes para lidar com uma base de clientes menor.
Dicas e truques de estratégia de marketing do WhatsApp
O WhatsApp definitivamente não é o canal de marketing mais óbvio. Você não pode iniciar conversas com clientes, exceto para o envio de notificações não promocionais, e mesmo aquelas custam dinheiro. Você também não pode anunciar para os usuários e precisa dos números de telefone deles antes de entrar em contato com eles.
No entanto, essas barreiras de entrada têm um lado positivo: apesar dos mais de 1,5 bilhão de usuários do WhatsApp, apenas uma minoria das empresas está usando ativamente a plataforma para marketing. Isso significa menos competição e um público que provavelmente ficará menos irritado e mais receptivo às suas campanhas.
Além disso, as limitações do marketing do WhatsApp irão forçá-lo a ser mais inovador com sua estratégia e tentar novas técnicas para envolver os usuários. Aqui estão algumas das melhores maneiras de enfrentar o desafio de lançar uma campanha de marketing no WhatsApp.
O Status do WhatsApp é a versão do WhatsApp no popular formato de Histórias. Atualmente, ele tem mais de 450 milhões de usuários ativos diários, superando os 300 milhões do Facebook Stories e os 186 milhões de DAUs do Snapchat.
Se você não está usando o WhatsApp Status para se comunicar com os contatos de sua empresa, está perdendo um dos maiores canais disponíveis. Mas que tipo de conteúdo você deve postar?
Uma opção é desenvolver o conhecimento da marca e a lealdade do cliente, contando histórias humanas divertidas sobre a vida em seu escritório ou um evento que você está participando. Pense nisso como uma continuação de sua estratégia de marketing de mídia social no Facebook e no Instagram Stories.
Outra é usar seu status de forma mais promocional. Por exemplo, tente postar imagens ou vídeos destacando vendas instantâneas ou descontos temporários em seu site. Como o conteúdo desaparecerá após 24 horas, essa é uma ótima maneira de criar uma sensação de FOMO e deixar as pessoas entusiasmadas com seus produtos.
Envolva os usuários por meio de grupos do WhatsApp
Se você deseja formar uma comunidade em torno de sua marca no WhatsApp, os Grupos são sua melhor aposta. Eles permitem que até 256 pessoas por grupo interajam com sua empresa e entre si.
MAS: esteja ciente de que os grupos do WhatsApp são puramente para fins de atendimento ao cliente. O WhatsApp proíbe claramente o uso de sua plataforma para “mensagens publicitárias, de marketing ou promocionais, a menos que tenhamos autorização por escrito”.
Considere os Grupos do WhatsApp, um canal de marca onde qualquer pessoa que queira participar pode fazer perguntas ou discutir seus produtos ou campanhas mais recentes. Por terem um tamanho máximo, os grupos têm um ar de exclusividade. Você pode aproveitar isso divulgando em seus outros canais que as primeiras 256 pessoas a se cadastrarem, por exemplo, têm acesso a descontos e ofertas especiais.
Grupos WhatsApp também têm potencial inexplorado para marketing de conteúdo. Como o WhatsApp permite enviar links, imagens, vídeos, PDFs e muito mais, por que não configurar um modelo de distribuição no estilo de boletim informativo, onde as pessoas se inscrevem para receber seus e-books, artigos de blog e vídeos mais recentes? Mas, novamente, considere as regras do WhatsApp sobre mensagens promocionais e peça permissão a eles se achar que pode não estar cumprindo.
A BBC África experimentou a distribuição de conteúdo do WhatsApp com sua série de vídeos “Young, Angry and Connected”, que enviou clipes curtos para usuários do WhatsApp que se inscreveram para acompanhá-la. O resultado foi um grande sucesso em um canal de comunicação não convencional:
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">Young, angry and connected<br><br>Did you miss our <a href="https://twitter.com/hashtag/WhatsApp?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#WhatsApp</a> series from <a href="https://twitter.com/hashtag/DRCongo?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#DRCongo</a>?<br><br>Watch:<br><br> <a href="https://t.co/Lm9JrFzz0Q">https://t.co/Lm9JrFzz0Q</a></p>— BBC News Africa (@BBCAfrica) <a href="https://twitter.com/BBCAfrica/status/711512932572667904?ref_src=twsrc%5Etfw">March 20, 2016</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Experimente – você alcançará um público que já demonstrou interesse em seu conteúdo em um canal confortável e familiar para eles.
Vá para campanhas não tradicionais
Com o WhatsApp, você precisa que os usuários enviem mensagens antes de você poder entrar em contato com eles. Já que você não pode dar o primeiro passo, você precisa ser criativo.
O marketing do WhatsApp tem como objetivo motivar os usuários a enviar mensagens para você, fornecer o número de telefone ou ingressar em seus grupos. Isso significa que você tem que fazer valer a pena.
Veja o varejista online Buyagift, por exemplo. Eles criaram uma página de destino em seu site que fornecia seu número do WhatsApp e se oferecia para enviar códigos de cupons valiosos para qualquer pessoa que lhes enviasse a palavra “Iniciar”.
Uma das partes mais atraentes da campanha foi uma captura de tela simulada com exemplos de ofertas que os usuários que optaram por fazer poderiam esperar, completa com o formato WhatsApp:
Ou considere a Vodka Absolut. Eles estavam promovendo o lançamento de um novo produto com uma festa exclusiva e iniciaram uma campanha de marketing no WhatsApp para distribuir ingressos para o evento.
Basicamente, eles inventaram um segurança fictício chamado Sven, que as pessoas podiam contatar no WhatsApp para convencê-lo a dar ingressos. Um gerente de comunidade da Absolut desempenhou o papel e recebeu três dias de mensagens ininterruptas, mais de 600 contatos e mais de 1000 peças de conteúdo gerado pelo usuário feitas para a campanha.
Veja como foi você mesmo:
O principal aprendizado aqui é que ser criativo e oferecer benefícios reais às pessoas que procuram sua empresa no WhatsApp pode gerar leads, engajamento e muito conhecimento da marca.
O futuro do WhatsApp: publicidade, “Facebookification” e ferramentas de terceiros
Embora as dicas e truques que acabamos de discutir cubram muito o que você pode fazer como empresa no WhatsApp hoje, há um novo futuro ousado se abrindo na plataforma para marcas.
Por um lado, a publicidade fará parte do WhatsApp muito em breve. Em outubro de 2018, o WhatsApp anunciou que os anúncios de status do WhatsApp estariam chegando este ano, e eles já estão sendo testados em beta por várias marcas.
Quando os anúncios de status do WhatsApp estiverem finalmente disponíveis ao público, será enorme. Isso significa acesso de publicidade a 1,5 bilhão de contas anteriormente inacessíveis. As marcas que adotam o formato de anúncio desde o início provavelmente serão capazes de atingir um público massivo com relativamente pouca concorrência, portanto, recomendamos que você planeje agora como adaptar sua estratégia de publicidade de Histórias do Facebook e Instagram ao WhatsApp.
E por falar na conexão WhatsApp-Facebook-Instagram, outro desenvolvimento recente parece prestes a mudar para sempre o destino do WhatsApp. De acordo com o New York Times, Mark Zuckerberg planeja integrar mensagens no WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger.