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O Facebook Brasil está preparando um guia com 10 boas práticas para quem administra páginas de marcas ou empresas na rede, com o objetivo de ajudar agências e empresas de todos os portes a gerar resultados de negócio usando a rede social, que conta hoje com 83 milhões de usuários. Desenvolvido pela Creative Shop, divisão de criação do Facebook Brasil, o manual traz 10 recomendações centrais, todas apresentadas por meio de uma afirmação e ilustradas com cases nacionais e estrangeiros.
Que o Facebook é uma mídia de massa, nós já sabemos, o importante é lembrar que, como uma mídia de massa, ele também busca lucro e, assim, as marcas terão de pagar para aparecer na rede. Mas, pagar apenas não é suficiente. Se as marcas não criarem um conteúdo excelente, não vão atingir 83 milhões de pessoas. Os usuários simplesmente irão ignorá-las.
Um detalhe importante é o fato de que os usuários passam mais da metade do tempo no “news feed” da rede e este deve ser, portanto, o principal ringue de toda estratégia de marca, lembrando sempre que não existe fórmula pronta para obter sucesso, por isso o trabalho deve ser cada vez mais exclusivo e personalizado não a apenas ao segmento, mas à marca especificamente.
Conheça a seguir as 10 práticas de marca recomendadas pelo Facebook:
- Uma marca é um ponto de vista – Não tente agradar todo mundo. Busque agradar um público segmentado e um perfil de cada vez. Assim, as publicações apresentarão um melhor resultado.
- Conte histórias, não apenas fatos – Ninguém pega o celular antes de dormir e assim que acorda por causa de marcas. No news feed, as marcas competem com histórias reais, com amigos e família.
- Gatos: use apenas se você vende ração para eles – As marcas não estão no Facebook para ganhar likes, e sim para gerar resultados de negócio. A qualidade é sempre mais importante que a quantidade nesses casos.
- Explore o poder das imagens – Isso é essencial. Faça uma imagem linda, marcante ou invista em fotos que seus amigos poderiam ter feito. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras, certo?
- Texto? Curto – A média de palavras usadas em cada post é de 16 e no Facebook a imaginação deve ter espaço garantido até no texto. Deixe o usuário completar sua ideia e participar interagindo de forma positiva.
- Mobile ready? Mobile Best – Hoje, o Facebook tem 58 milhões de usuários ativos mensais em mobile no Brasil. Mas as marcas devem pensar no público que acessa mais o mobile, buscando posts segmentados e criando conteúdo nativo para que o usuário não precise sair do aplicativo ao clicar em um vídeo, por exemplo.
- Criador e curador de conteúdo – Não se trata apenas de criar conteúdo. Muitas marcas fazem um ótimo trabalho de curadoria, com uma equipe que procura e edita histórias de pessoas reais envolvendo a marca.
- Consistência, consistência, consistência – Não conte uma história apenas uma vez. Seja consistente, do contrário a mensagem não fixa. Usuários são apaixonados por histórias e por pessoas.
- Arte + ciência – Numa plataforma tecnológica, você pode usar as ferramentas disponíveis para entreter o seu público. Também pode testar, entre poucas pessoas, qual post causa mais impacto.
- Conteúdo certo para pessoas certas – É errado falar com 83 milhões de pessoas do mesmo jeito. Nesta plataforma, você pode falar para nichos ou segmentar o seu público. Fatiando a audiência, também é mais fácil deixar o usuário com aquela sensação: ‘Este post foi feito para mim!’, o que é excelente para a marca.
E você? Quer sua marca com todas essas características e com uma estratégia eficaz nas redes sociais? Então vem pra OCTO.