Indo fundo no azul
16 de outubro de 2018Black Ops: Operação Maple Leaf
18 de outubro de 2018Estabelecida em 1800, a Biblioteca do Congresso é uma agência do ramo legislativo do governo dos EUA, cuja missão é “documentar a história e promover a criatividade do povo americano e registrar e contribuir para o avanço da civilização e do conhecimento em todo o mundo. e adquirir, organizar, fornecer acesso, manter, proteger e preservar essas coleções. ”É a maior biblioteca do mundo, com mais de 167 milhões de itens em aproximadamente 838 milhas de estantes de livros. As coleções incluem mais de 39 milhões de livros e outros materiais impressos, 3,6 milhões de gravações, 14,8 milhões de fotografias, 5,5 milhões de mapas, 8,1 milhões de partituras e 72 milhões de manuscritos. Uma parte dessas coleções está disponível digitalmente e é um dos melhores lugares da internet. Ontem, a Biblioteca do Congresso apresentou uma nova identidade projetada por Paula Scher, parceira da Pentagram em Nova York, NY.
Além do uso de Trajano, o logo antigo era ótimo. Projetado pela Chermayeff & Geismar & Haviv em 2010, o ícone reuniu dois elementos – um livro e as listras da bandeira americana – de uma maneira simples e eficaz que parecia… congressional. O novo logotipo é curiosamente muito não-governamental – sem azul, sem vermelho, sem estrelas, sem listras – e por mais que essas coisas levem a identidades excessivamente americanas, elas ajudam a criar uma conexão mais instantânea entre instituição e governo. Esse novo logotipo pode facilmente ser uma extensão da Amazon.
O objetivo e breve, porém, é evidentemente tornar a Biblioteca do Congresso mais biblioteca, menos congresso que explicaria algumas das decisões e a abordagem para fazer com que isso parecesse mais pertencer ao setor de varejo e cultural. Eu ainda tenho dificuldade com a ênfase na biblioteca, já que o que torna a Biblioteca do Congresso impressionante não é o fato de ser uma biblioteca, mas de ser a biblioteca dos Estados Unidos.
Eu posso ir a uma biblioteca em qualquer dia da semana que eu quiser, mas a biblioteca do CONGRESSO é outra história. Tornar o logotipo tão sobre “BIBLIOTECA”, para mim, minimiza o fato de que esta não é uma biblioteca qualquer. Mas, novamente, assumindo que o trabalho foi para o congresso fora da biblioteca, então isso faz bem o trabalho. Eu gosto do conceito da “BIBLIOTECA” condensada sendo livros nas prateleiras e, como você sabe, eu sou um grande defensor do Druk Condensed, então como uma peça de tipografia eu posso cavar. O que me incomoda muito é que a palavra “biblioteca” é repetida novamente, menor, no nome completo da organização. Eu continuo lendo “Library Library of Congress” e não é totalmente agradável.
Eu adoraria ver “OF CONGRESS” no mesmo estilo e tamanho, dada a mesma importância, e então você teria uma enorme linha de livros metafóricos alinhados e você também poderia empilhar as palavras para parecer prateleiras. Meu palpite seria que isso foi tentado, mas a falta de legibilidade do Druk Condensed foi talvez demais.
Eu também gosto da idéia de intercalar “coisas” entre as letras, assim como todos nós fazemos em nossas bibliotecas pessoais, colocando book-ends, fotos, bugigangas, entre e em torno de nossos livros. A execução funciona muito bem quando se trata de uma imagem em comparação com os objetos em silhueta que, embora certamente provenham das coleções do COL, alguns deles acabam parecendo um clip-art.
Na pasta mostrada abaixo algumas imagens, as silhuetas funcionam melhor quando são mais evidentemente imagens históricas.