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25 de outubro de 2013Mobile Marketing para empresas – 5 ferramentas essenciais
14 de janeiro de 2014As estatísticas sobre Mobile Marketing na estratégia de uma empresa parecem mudar a cada semana. Mas duas das mais recentes se destacam: A primeira, do SteamFeed , inclui uma informação importante para o mercado norte americano e diz que 37% do uso da internet ocorre em dispositivos móveis. O segundo e mais interessante estudo foi patrocinado pelo Google, revelando que 67% dos usuários de smartphones em sua pesquisa disseram que são “mais propensos a comprar de um site mobile-friendly“. [este comportamento já repete-se no Brasil, apesar de ainda em menor escala]
Com estes indicadores podemos afirmar que a tecnologia mobile veio para ficar e não podemos mais ignorar o seu franco crescimento. Por isso, selecionamos algumas ferramentas que são importantes na hora de pensar em tecnologia mobile aplicada à estratégia de Marketing da sua empresa.
#1 – Design Responsivo
Design responsivo não é necessariamente uma ferramenta, mas a construção de um site ou blog com essa função facilita a leitura e a visualização do usuário na hora de acessar seu conteúdo via dispositivo mobile, deixando-os flexíveis e dinâmicos. O site ou blog responderá de acordo com dispositivo de acesso, seja ele um desktop, smartphone ou tablet. Você provavelmente já viu alguns excelentes exemplos de design responsivo e não identificou porque o objetivo é exatamente esse: tornar a experiência satisfatória da forma mais natural e simples possível.
Outro bom exemplo de design responsivo é o site wellsfargo.com, que tem vários níveis de navegação, algumas ofertas especiais e imagens de tamanho ideal para desktop. Já em dispositivos móveis a disposição dos conteúdos muda, pois a intenção do usuário em acessos via mobile é, normalmente, pesquisar um caixa eletrônico nas proximidades ou verificar detalhes da conta. Facilitando assim o acesso e a experiência do usuário.
É importante manter os princípios de design responsivo em mente sempre que possível para que o conteúdo esteja sempre disponível para o usuário, de onde quer que seja feito o acesso. Aplicativos para Facebook, e-mail marketing, cupons para download ou até mesmo vídeos devem ser disponibilizados da forma mais amigável possível para os diversos dispositivos e a única maneira de saber se o conteúdo é flexível e adaptado aos dispositivos móveis é por meio de testes.
“Com a previsão, do governo, de mais de 50% do mercado de telefonia em 2014 seja de celulares smartphone, o uso da internet conseguente aumentará por meios destes dispositivos e a parcela de pesquisas na internet realmente fará com que os sites que disponham a sua versão mobile tenham sua reputação online mais forte que a dos concorrentes do mesmo segmento e o google também dará mais relevância a estes sites em suas buscas .”
#2 – QR Codes
Criar um QR Code para trabalhar o Mobile Marketing da empresa é uma ação já bastante utilizada, pois as vantagens são muitas, principalmente para o usuário. O QR Code tem a função de facilitar ainda mais a propagação de informações sobre a empresa, bem como de coletar dados dos usuários. Facilitando também o gerenciamento desses dados por parte da empresa. Por meio dos QR Codes os usuários podem receber cupons, anúncios de eventos especiais, boletins informativos e etc.
Os QR Codes funcionam como as “chamadas para ação” inseridas em sites ou blogs, só que podem ficar em qualquer lugar no mundo real e é isso que torna a experiência do usuário ainda mais integrada. Dar aos visitantes de seu site a oportunidade de acesso também off-line é uma ação inteligente e que acaba por conquistar outras pessoas, pois cria um novo canal de comunicação entre a empresa e o cliente.
O mais legal sobre os QR Codes é que eles podem ser colocados em praticamente qualquer lugar e levar as pessoas a qualquer lugar on-line. Por exemplo, um restaurante pode colocar um QR Code em um porta-copo ou guardanapo e que poderia redirecionar o usuário a um concurso no Facebook ou um cupom de desconto. As possibilidades são infinitas. Mas lembre-se: assinaturas de e-mail feitas em QR Code não são aconselhadas, pois a leitura da imagem direto da tela de um computador por um dispositivo móvel pode sofrer algum tipo de alteração ou mesmo não funcionar.
“QR Codes são sensacionais quando temos alguma ação off-line cito especialmente restaurantes onde podemos por meio de QR Codes fazer alguma promoção a um custo relativamente baixo, e implementa-los no dia seguinte!”
#3 – Facebook ADS
Atualmente, o Facebook tem 680 milhões de usuários móveis ativos mensais. Em pesquisa, a Buddies Engenharia informou, recentemente, que 47% das pessoas que usam as mídias sociais acessam seus sites favoritos a partir de um dispositivo mobile e o aplicativo gratuito mais utilizado é o Facebook.
A maioria das empresas já deve ter uma estratégia de marketing voltada para Facebook feita para usuários que acessam a plataforma de um desktop. Portanto, pensar em uma estratégia de marketing nessa rede que atraia os usuários mobile é pensar de forma inteligente. Isso significa que todo o seu conteúdo, incluindo a publicidade, deve ser de fácil leitura e envolvente mesmo em um smartphone.
Com as novas configurações do Facebook para anúncios, as empresas podem segmentar seu público escolhendo apenas usuários que acessam a plataforma via mobile. Em janeiro, Amy Porterfield escreveu para a Entrepreneur Magazine que “a publicidade móvel no Facebook produz melhores resultados que os anúncios que aparecem na coluna da direita ou no feeds de notícias para desktop”. Basta criar o anúncio no gerenciador Power Editor para alcançar os usuários mobile.
Empresas que não levam em consideração o Mobile Marketing feito por meio do Facebook perdem uma fatia considerável de sua audiência.
“Cada vez mais temos que nos preocupar com todo o ambiente dos nossos cliente, em que seus usuários circulam e consomem as suas informações, e mais ainda quando fazemos alguma ação promocional que em boa parte dos compartilhamentos atualmente vem por meio da versão mobile do facebook”
#4 – Yelp
Há uma longa lista de aplicativos que as pessoas usam quando estão em movimento, mas o Yelp é um dos mais importantes nos EUA. O Yelp recebe uma média de 86 milhões de usuários únicos por mês que, certamente, estão à procura de algo para comer, um pouco de entretenimento ou o melhor lugar para comprar um determinado produto. De acordo com o Yelp, até o final do 4º trimestre de 2012, os usuários fizeram mais de 36 milhões de comentários. O aplicativo também é usado em 9,2 milhões de dispositivos móveis por mês. Sendo assim, esta é uma ótima oportunidade de tornar sua empresa conhecida e saber qual é a opinião do público sobre sua marca. Por isso, certifique-se de que as informações de sua empresa estão sempre atualizadas e bem precisas.
Monitorar os comentários no Yelp e em outras plataformas é essencial, pois essas são informações valiosas sobre a forma como a empresa é percebida pelo público tanto no meio online quanto off-line, fornecendo indicadores importantes para melhorar cada vez mais a imagem de marca.
“Yelp está focando atualmente seus investimento na Europa enquanto na sua lista de importância por enquanto o Brasil é o número 23, mas não deixe que esse número não lhe desanime, pois após a liberação em agosto do ano de 2013 na língua portuguesa, a plataforma vem sendo procurada cada vez mais para a pesquisa pelos brasileiros, pois muitos os que já conheciam fazia o seu uso no exterior”
#5 – MailChimp
O envio de e-mail marketing é uma ótima maneira de anunciar novidades da empresa, enviar recursos, promover concursos ou brindes e dar atualizações gerais para seus clientes. Atualmente, o MailChimp é, possivelmente, a melhor ferramenta de e-mail disponível. Há um plano gratuito que é ideal para pequenas empresas. Mais importante ainda, o MailChimp fornece templates totalmente amigáveis para mobile, o que facilita bastante a criação de e-mails e a visualização do usuário também em dispositivos móveis.
Mais pessoas estão acessando e-mail através de seus telefones do que os seus desktops ou laptops, portanto, ter a funcionalidade móvel para e-mail é uma obrigação. MailChimp também se integra com plataformas de terceiros, tornando mais fácil a coleta de endereços de e-mail em blogs e redes sociais.
“MailChimp é conhecido com uma das melhores plataforma de email marketing no mundo faz sucesso também aqui no Brasil especialmente por sua versão free, mas peca um pouco na complexidade em ativar emails pró-ativos para quem não tem uma certa vivência com plataforma do tipo e quem procura por envios em massa maiores o valor vai pesar no seu bolso, pensando nisso temos uma solução de email marketing perfeita para sua empresa entre em contato para maiores informações”