Postagens no Facebook : quantas por dia?
3 de julho de 2013Esta pergunta pode parecer um pouco estranha no início. Um anúncio é um anúncio, certo? Bem, a oferta de anúncios da maneira do Facebook está estruturado, a fronteira entre mídia paga, de propriedade torna-se um pouco turva. E que tal pensar sobre o que um anúncio no Facebook é de um ponto de vista mais conceitual?
Marketing em contexto
Publicidade no Facebook está mudando. Ou talvez Facebook esteja mudando a publicidade.
De qualquer forma, a partir de uma perspectiva de alto nível, a publicidade no Facebook está se movendo rapidamente em direção ao que pode ser chamado de formato contextual e entrega: Anúncios parecido com o teor de matéria orgânica são entregues no contexto. Ou, dito de forma simples: os links patrocinados, assim como os resultados de busca orgânica, são respostas às consultas de pesquisa.
No mundo do Facebook, isso equivale a anúncios que estão sendo entregues no feed de notícias no mesmo formato que um post da página daquele seu amigo ou daquela FanPage que você curte. Tudo (ou quase tudo) de uma marca pode ser transformado em um anúncio de página, e uma história sobre uma marca pode ser transformado em uma história patrocinada, sem alteração do conteúdo, somente da distribuição deste.
Isso muda a forma como os anunciantes (ou melhor, os comerciantes) deve pensar sobre o Facebook como um canal de marketing, caso contrário, ele será percebido como spam e este é um enorme desafio para muitas empresas, uma vez que é muito difícil competir com as mensagens de amigos das pessoas em termos de relevância e sua capacidade inata de intrega e engajamento.
Anúncios do Facebook são patrocinados no conteúdo
O que é um anúncio no Facebook então? Na medida em que a publicidade no feed de notícias vai, um anúncio no Facebook é patrocinado conteúdo. Ele pode ser um conteúdo criado por marcas (anúncios), ou um conteúdo criado por meio da interação de uma pessoa e uma marca (histórias patrocinadas). Marcas são punidas por distribuição de conteúdo ruim, então a única estratégia sustentável será criar e partilhar é gerar conteúdo de interesse com as preferências do público-alvo.
Como diz o ditado: As pessoas não odeiam publicidade. Eles odeiam má publicidade.
Então, como um comerciante, pergunte a si mesmo: Como posso criar um conteúdo que é valioso para o meu público? Como posso garantir esse valor para eles?
Já é um começo …