Como criar uma identidade visual forte para sua marca
23 de dezembro de 2017Projetos de logotipo têxtil para inspiração
9 de fevereiro de 2018Oppenheim Architecture e Studio Arthur Casas criaram este hotel no Rio de Janeiro para que os hóspedes possam contemplar a famosa praia de Copacabana, enquanto se banham em uma piscina no último piso.
Hotel Emiliano de Oppenheim Arquitetura O objetivo do Oppenheim Architecture e Studio Arthur Casas para o Emiliano Hotel foi criar um “oásis de luxo tranquilo dentro da energia vibrante” do bairro circundante de Copacabana e o passeio animado que enfrenta, que é o lar de copiosos restaurantes, bares e discotecas.
Para tirar o máximo partido das vistas da praia, mantendo a privacidade dos hóspedes, a equipe cobriu a frente do prédio com persianas brancas que são perfuradas com orifícios em forma de pastilhas.
Quando abertos inteiramente, as telas articuladas revelam as varandas e grandes janelas das suítes por trás, enquanto o fechamento dos painéis cria uma frente homogênea que proporciona sombra do forte sol brasileiro. “Tentando criar uma presença neutra no bulevar arquitetonicamente cacofônico, a fachada é coberta em telas operáveis que protegem do sol tropical, permitindo a modulação personalizada de espaço, clima e privacidade”, disse Oppenheim Architecture.
A característica de coroação do hotel é a piscina delgada com um lado esmaltado, que corre ao longo do topo do prédio e permite que os nadadores olhem a vista do submarino. Um restaurante atrás da piscina abre para um convés, decorado com camas para banhos de sol e grandes guarda-sóis. “Uma piscina na cobertura com borda de vidro proporciona a sensação de flutuar no céu acima de um dos lugares mais bonitos da terra”, continuou Oppenheim.
O Hotel Emiliano está localizado ao longo da Avenida Atlântica, uma importante estrada onde um prédio de apartamentos de 11 andares de arquitetos Zaha Hadid também está em construção e está virado a sudeste para a praia.
Os outros três lados do hotel estão encalhados por prédios de apartamentos altos e degradados que remontam aos anos 50. Em resposta, a equipe introduziu um par de pátios na parte traseira do hotel no piso térreo, que apresentam telhados glacos e vegetação natural, crescendo nas paredes, e permite aos hóspedes desfrutar de áreas ao ar livre sem serem negligenciadas.
“Através de manipulações espaciais simples mas poderosas, o hotel é capaz de otimizar seus atributos benéficos, enquanto subverte suas forças negativas”, disse Oppenheim. “Os hóspedes podem circular e habitar o hotel em total privacidade, longe do público em geral”.
Os dois andares são acessados por grandes portas de correr. Um forma uma extensão da área do restaurante, e seu exterior é envolto por um longo banco que enfrenta mesas de jantar e cadeiras. O outro está alinhado à biblioteca, e é fornecido por sofás e mesas de baixo nível adequadas à leitura, com pisos cobertos em deck de madeira. No interior, as paredes da biblioteca são revestidas por uma cobertura geométrica modelada por luzes em forma de cruz.
Uma paleta de material simples mas quente foi escolhida para decorar o interior. Outras áreas comuns do hotel incluem um espaço de trabalho com partições que se assemelham à fachada perfurada, cadeiras de madeira com bancos de couro marrom e lâmpadas de pé alto. Há também um spa. Hotel Emiliano de Oppenheim Arquitetura O piso de terracota pálido cobre o átrio do piso térreo, onde um deck de recepção de pedra monolítica está situado em frente a um mural azul. Os quartos têm acabamentos simples e neutros, como piso de parquet pálido, cortinas de rede e roupa de cama branca.
A Oppenheim Architecture está sediada em Miami, com outros escritórios em Nova York e Basileia. Foi fundado em 1999 por Chad Oppenheim, que recentemente se construiu uma casa de férias das Bahamas em cima de uma duna arenosa. Uma casa de Miami Beach adaptada para a vida tropical e uma renovação peculiar de um chalé em Aspen estão entre outros projetos concluídos pela empresa. A fotografia é de Fernando Guerra.
Créditos do projeto: Arquitetos: Studio Arthur Casas e Oppenheim Architecture (co-autor)
Design de interiores: Studio Arthur Casas
Autor: Studio Arthur Casas e Oppenheim Architecture