Embalagem de sementes de flautim rebatizada para se parecer com coleções de livros em miniatura
23 de outubro de 2018Microsoft redesenha as embalagens do Xbox para melhor atender os jogadores com deficiências
25 de outubro de 2018A agência de marcas ThoughtMatter deu à Constituição dos EUA uma reformulação colorida para facilitar a leitura e a distribuição, em resposta ao atual clima político.
O projeto, chamado For The People: Redesenho da Constituição, transforma o documento de 230 anos em um livreto que pode ser enviado para escolas e bibliotecas. Tipografia, imagens e layout são todos projetados para ajudar na sua legibilidade.
“Ao redesenhar a aparência e a organização da constituição, pretendemos tornar esse documento histórico mais esteticamente agradável, emocionante de folhear e fácil de ler”, disse o ThoughtMatter.
“O nosso conceito de design e sistema funciona para entregar o conteúdo da constituição de uma forma mais interessante e digerível do que versões típicas.”
A equipe embarcou no redesenho na esperança de aumentar a conscientização e a compreensão do que está contido no documento e estimular conversas sobre os princípios da democracia.
“Estamos vivendo tempos muito confusos, mas apesar das linhas de racismo partidárias cada vez mais fragmentadas e polarizadas, há uma coisa que todos podemos concordar: a constituição não é uma notícia falsa”, disseram eles, referindo-se ao slogan favorito do presidente americano Donald. Trunfo.
“Mas, apesar do modo como os políticos lançam a constituição e seletivamente citam emendas para fins partidários, as idéias contidas neste documento seminal permanecem amplamente desconhecidas. Então, nós decidimos mudar isso.”
A constituição dos EUA define o quadro de governo da nação. Foi assinado pela primeira vez em 1787 e entrou em vigor dois anos depois, e desde então foi alterado 27 vezes para refletir as mudanças no país.
O pergaminho original de quatro páginas é mantido nos Arquivos Nacionais em Washington DC. O ThoughtMatter usou uma transcrição desta versão dos arquivos como base para seu documento, garantindo que nenhuma mudança fosse feita no texto.
O livreto é apresentado como um panfleto com três seções de tamanhos diferentes.
A seção mais pequena, mais externa, contém o preâmbulo, enquanto a seção interna, de tamanho médio, apresenta a Declaração de Direitos e as Emendas 11 a 27. Entre as duas, a maior seção contém os sete artigos que formam a maior parte do texto da constituição.
Texto e imagens são impressos em tinta azul à base de soja em papel rosa usando uma impressora Risograph, que passa por um negativo para aplicar uma imagem. A tipografia é usada para destacar informações importantes, incluindo as três primeiras palavras da constituição “Nós, o povo”, nas capas da porção central do livro.
O ThoughtMatter atingiu sua meta de financiamento do Kickstarter antes do término da campanha, em 29 de julho de 2017. A equipe espera agora distribuir 1.000 exemplares para escolas e bibliotecas em todo o país até 17 de setembro, data em que a constituição foi assinada.
Como recompensa para os patrocinadores, que foram convidados a “ajudar a iluminar a democracia americana”, a agência também criou sacolas, botões, tatuagens estacionárias e temporárias com a mesma marca.